Há algo em comum entre as pessoas que moram em casas e as que moram em apartamento, todas precisam de espaço. Se às vezes o lugar onde você mora parece que lhe sufoca ou não dá a sensação de comodidade necessária, existem técnicas de organização e otimização de espaço que você pode utilizar. Uma delas é o uso de paredes funcionais.
Diferente do que muitos pensam, que parede só serve pra pendurar quadro e separar os cômodos, elas podem ter uma utilidade muito grande na hora de ganhar espaço dentro de casa. Você pode fazer de cada parede da sua casa uma parede funcional, que recebe esse nome por justamente atender e funcionar no que diz respeito às necessidades de organização.
Se você tiver um pouco de inspiração, criatividade e souber exatamente o que precisa, fica fácil trabalhar com paredes funcionais. Como? É simples! Que tal substituir o seu rack com televisão, caixas de home theater ou outro qualquer aparelho eletrônico, porta retratos e pôr tudo na parede? Essa é uma ideia mais do que possível, ela já é real pra muita gente.
As TVs mais modernas, por exemplo, já vem com um suporte para serem colocadas na parede. Se você providenciar e projetar algumas estruturas de madeira não muito grandes e que se encaixem na sua decoração, elas podem substituir o rack dando suporte aos aparelhos eletrônicos. Claro que tudo deve ser feito com um alinhamento ao bom senso, não vá “poluir” sua parede com muita coisa.
Existem pessoas que usam as paredes funcionais como uma forma de estilizar ainda mais o ambiente da sua casa ou apartamento. Uma biblioteca embutida, uma parede como lousa, e quem sabe até um mural de fotos, existe várias possibilidades para você aproveitar o espaço das suas paredes. Há infinitas possibilidades, desde o uso no quarto até num espaço para crianças brincarem, o importante é saber se organizar e aproveitar essa dica importante com criatividade.