As cores que harmonizam com seu ambiente planejado
As cores são uma ferramenta de personalização que definem um ambiente. Mais neutras ou mais vibrantes, em tons mais quentes ou mais frios elas transmitem sensações diferentes e devem ser escolhidas de forma objetiva no seu projeto. Conheça os significados das cores e saiba que misturas combinam com o estilo que você deseja.
O uso do círculo cromático
O círculo cromático é um guia para a harmonização das cores e pode ser utilizado para uni-las de forma equilibrada. Classificadas e posicionadas dentro do círculo, elas podem ser escolhidas dentro de um mesmo grupo (cores análogas) em projetos mais neutros ou unindo cores de grupos opostos (cores complementares) para maiores contrastes.
Relembrando o que se aprende no jardim de infância, as cores são divididas em:
Cores primárias: azul, amarelo e vermelho;
Cores secundárias: laranja, verde e roxo, que resultam de misturas de cores primárias;
Cores terciárias: Variações de tons e misturas das cores secundárias.
Além dessa classificação, as cores podem ser divididas em frias, que são as mais próximas do azul e do verde; e quentes, que são as mais próximas do vermelho e do amarelo. As cores quentes transmitem a sensação de maior energia, podendo ser usadas em ambientes como as cozinhas. As cores frias promovem maior sensação de aconchego, sendo mais apropriadas para quartos e salas.
Já na decoração, o marrom, o cinza, o bege e o branco são denominadas cores neutras e podem ser usadas para equilibrar o uso das cores mais vivas e promover maior conforto visual dentro da sua casa.
Para escolher de forma adequada as cores do seu projeto, visite o show room com ambientes planejados Bella Kaza e consulte nossos profissionais.