É no quarto que a maioria das crianças exercitam sua criatividade, brincam, se descobrem, tomam as primeiras decisões e aprendem a ter mais percepção do mundo à sua volta. Por isso, planejar o quarto tem um papel importante no desenvolvimento cognitivo dos pequenos, que muitas vezes, ninguém sabe.
Uma das maiores referências para os quartos infantis é o design montessoriano, que busca trazer espaços e móveis na altura das crianças, para que possam explorar sozinha o ambiente e adquirir maior autonomia. Tendo assim prioridade em objetos e decorações para crianças que as incentivem a ter autonomia e explorar logo em seus primeiros anos de vida.
Planejar o quarto das crianças, quais as vantagens?
Além de um quarto planejado valoriza o espaço da casa, ele deixa o ambiente mais convidativo para as crianças, prendendo sua atenção e auxiliando em algumas atividades comuns do dia a dia.
Aproveitamento de todos os espaços!
O aproveitamento de cada centímetro da área que o planejamento irá ocupar. No quarto dos pequenos, a mobília personalizada representa a delimitação inteligente dos espaços para dormir, brincar e estudar. Afinal, o espaço será multiuso.
Projeto exclusivo
Assim como cada criança é única, nenhum ambiente planejado é igual a outro. Planejar o quarto é uma oportunidade de deixar o cômodo com a cara dos pequenos fazendo desse espaço também um ponto de valorização da casa.
Segurança
Um quarto planejado vai além da exclusividade como também oferecer maior segurança para as crianças. Com um projeto adaptado ao layout do espaço, evitam-se perigos como quinas em pontos de maior circulação, acesso fácil a tomadas, móveis que possam se soltar, entre outras preocupações, que tiram o sono de muitos pais.
Combinação de cores, planejamento dos móveis e uso de bons recursos de iluminação são passos básicos para transformar o espaço dos pequenos. Espaços esse, que se transformam em refúgios para abrigar sua a criatividade e muitas brincadeiras durante o dia.
Sendo assim, é importante buscar boas dicas para o quarto das crianças. Por isso, separamos 4 dicas para você seguir e se inspirar.
1. NICHOS E PRATELEIRAS, REAPROVEITANDO PARA DECORAR
Que tal aproveitar o que a criança já tem e repaginar o visual do quarto? Pode parecer que não, mas brinquedos, jogos, revistas, coleções e outros objetos podem fazer parte da nova decoração.
A proposta é instalar longas prateleiras e nichos em paredes que ficaram mais livres e serão pouco utilizadas. Assim você consegue distribuir de modo que fiquem expostas e organizadas. É uma maneira de enfeitar e, ao mesmo tempo, otimizar o espaço.
2. ERGONÔMICOS E FUNCIONAIS
A ergonomia, permite adequar as dimensões do produto ao peso e tamanho dos pequenos. As dicas para quarto de crianças geralmente ficam limitadas às cores e móveis diferentes. Mesmo sendo importantes, existem diferentes aspectos para garantir conforto e praticidade no dia a dia das crianças.
Já a funcionalidade chega com o planejamento dos móveis de acordo com as dimensões, espaços e características da casa e das crianças. Em um único projeto vale apostar em modelos coloridos e alegres.
5. MUITAS CORES
Para quebrar a monotonia do quarto dos pequeninos é necessário criar pontos focais com tonalidades chamativas. Nesse caso, é preciso escolher uma área ou superfície específica do quarto, adicionando cores que contrastem com a cartela trabalhada nos planejados.
Algumas dicas para gerar pontos focais no projeto do quarto das crianças, são:
- portas com revestimento;
- persiana colorida;
- parede lousa,
7. ATENÇÃO NA SEGURANÇA DOS PEQUENOS
E claro, o fator segurança não poderia ficar de fora em um quarto de criança. Para a alegria dos projetistas e também dos pais corujas de plantão, felizmente, muitos recursos utilizados para auxiliar a proteção das crianças têm um visual discreto que não prejudica a estética empregada no projeto.
É importante certificar de que elementos grandes, como móveis não fixados à parede, estejam bem posicionados para que não caiam, investir em recursos como tela nas janelas, grade em berços, protetores de tomada, projeto com móveis com quinas arredondadas e protetores de porta.
Gostou deste conteúdo? Você também pode ver nosso perfil no instagram. Acesse e curta as nossas publicações para acompanhar os próximos artigos!