Os dormitórios são parte importante de uma casa. Um lugar de descanso, que deve seguir o estilo das pessoas que irão utilizá-lo e deve ser pensado com muito cuidado. A iluminação é responsável por dar o clima do ambiente, por isso, trouxemos dicas para ajudar e alinhar corretamente iluminação e decoração. Antes de fazer o projeto de iluminação, é preciso estabelecer se o quarto será moderno, rústico, retrô, clean, romântico, ou ainda de outro estilo.
Quanto ao uso da luz, o tipo de luz direta precisa ser estudado quanto ao posicionamento, para evitar um ofuscamento indesejado. Uma boa saída é o uso de luminárias laterais com foco direcionado, perfeitas para quem gosta de ler na cama, e com a vantagem de não atrapalhar o companheiro que quer dormir.
Em espaços pequenos, não exagere nos artigos de iluminação. Procure não encher o cômodo com pendentes, abajures e afins. Prefira uma iluminação central e, no máximo, uma luminária de mesa para momentos de trabalho ou estudo.
Quanto à intensidade, é importante que a luz possa se adaptar às diferentes atividades realizadas no quarto. O dimmer é um mecanismo que permite ao usuário o controle manual da intensidade da luz, vale apostar nele! Lembre-se também de usar ao máximo a iluminação natural que o ambiente permite. Além de economizar energia, abrir as janelas para aproveitar a luz do Sol garante o arejamento do quarto.